sábado, 14 de março de 2009

Doce Talento - Zoeira (Diário do Nordeste)

Tipo Exportação
Repórter Karine Zaranza
(14 de março de 2009)

As gravações do folheteen português ´Morangos com Açúcar´ no Ceará terminaram na quinta, mas deixaram um gostinho especial em dois atores locais: o cearense Danilo Castro e a paulista radicada em Fortaleza Aline Pereira

Portugal vai conhecer, além das belezas de nossa terra, o talento cearense de interpretar. Os atores Danilo Castro, 19 anos, e Aline Pereira, 24, foram selecionados entre vários atores da terrinha para participarem do folheteen ´Morangos com Açúcar´ - uma espécie de ´Malhação´ portuguesa. Os dois participaram da novela da TVI, cujos episódios gravados aqui irão ao ar na semana da Páscoa por lá.

Danilo - que está no último ano do Curso Superior de Artes Cênicas do Cefet - explica que soube da seleção através de um e-mail que recebeu de Aline, que, por sua vez, tinha recebido de outro amigo. ´Tive sorte porque eu vi o e-mail um dia antes do teste. Muita gente não compareceu porque só foi olhar o e-mail depois´, conta o ator.

O teste aconteceu há três semanas em um hotel de Fortaleza. Eles receberam, na hora, um trecho da principal cena que os cearenses teriam que gravar na novelinha. ´A gente não sabia nada da história, o que tava acontecendo. Só entendi que ele estava se declarando para uma menina. No fim, ficamos eu, a Aline e outros atores. E uma pessoa da produção veio falar com a gente dizendo que tínhamos ficado com o papel´, lembra.

Intercâmbio

Apesar de já ter experiência no teatro, tanto como atriz e diretora, e fazer propagandas para a TV, Aline confessa que teve a oportunidade de aprender muita coisa nessa semana de gravações. ´Em TV é tudo muito rápido. É diferente de gravar comercial. Mas o que me deixou mais feliz foi quando, depois que gravei a primeira cena com o protagonista da novela, ele veio me perguntar quantas novelas tinha feito. Ele disse que não parecia que era a primeira porque mostrava muita segurança no vídeo´, vibra.

Danilo confessa: ´Deu medo. No caminho para as gravações eu dizia: Aline, tu tá nervosa? Eu tô!´. A amiga rebate na hora: ´Medo não, ansiedade! É que tudo era novo´, justifica com a certeza do talento.

E os cearenses (sim, porque ela se considera cearense de coração) não fizeram bonito só no vídeo. Puderam também ensinar algumas técnicas de interpretação que aprenderam em seus estudos. Vale ressaltar que Aline leciona Teatro em uma escola e promove cursos de interpretação para profissionais das mais diversas áreas. Danilo, além de estar concluindo o curso de Artes Cênicas, também fez diversas oficinas - inclusive de cinema.

´Muitos dos atores de ´Morangos...´ não passaram pelo teatro nem tiveram formação. A maioria, assim como em ´Malhação´, está tendo essa experiência pela primeira vez. Só que o elenco está junto desde agosto e já aprendeu muito. Mas a gente pôde mostrar alguma coisa para eles também´, conta Aline.

O diretor do projeto, Hugo de Sousa explica que todos os anos, uma equipe viaja para outro país para mostrar as férias dos alunos. ´Já estivemos em Cabo Verde, na Inglaterra, na França, em Cuba e no Brasil (Rio de Janeiro e Natal) duas vezes. Esta é a terceira´, conta. Para Hugo, a iniciativa de trabalhar com atores dos locais da gravação é uma oportunidade de intercâmbio e de promover mais veracidade à história. ´É muito bom trabalhar com eles. Está sendo ótimo´, rasga a seda.

Expectativa

Mesmo sabendo que a novela não passa no Brasil, apenas na Europa, os dois têm a certeza que muitas portas podem se abrir agora. ´É uma experiência no curriculum. É um aprendizado de vídeo que quase ninguém aqui tem´, reconhece Danilo.

Para ele, que planeja ir para o eixo Rio-São Paulo em busca do sonho de trabalhar em grandes produções teatrais e televisivas, o folheteen português serviu como um estágio. ´As pessoas têm preconceito com quem trabalha no teatro quando vão para a televisão. Acha que vai ficar muito grande... A gente se deu bem. Isso mostra a qualidade do trabalho feito aqui. Além do mais, já temos essa experiência a mais´, defende ela.

Ficou com vontade de conferir o trabalho de nossos novos astros? Pois Danilo e a Cia. Sem Nome se apresentarão no próximo dia 21, no Teatro do Dragão do Mar, às 20h, com a peça ´Uma rapadura, três atores e uma história´. Já Aline, prevê que, em maio, entrará em cartaz com o ´teatro-festa´ Rãmlet Soul, baseado em Hamlet-Máquina, de Heiner Muller. O projeto foi aprovado pela Funcet e tem a direção de Thiago Arraes.

Trama

A novela ´Morangos com Açúcar – Geração Rebelde´ já está em seu sexto ano de exibição e é considerada um sucesso em Portugal. Voltada para o público jovem, a trama se passa na Escola Secundária D. Sebastião. Lá, os alunos se envolvem com aulas de artes, dança, música, fazem esportes dos mais variados (voleibol, karatê, le parkour e motocross) e, assim como em ´Malhação´, têm até uma banda.

Desde setembro de 2008, quando a temporada de inverno começou, os atores Pedro Rodil e Laura Galvão interpretam os protagonistas Rodrigo e Madalena. Depois de muitos desentendimentos, os personagens estão namorando.

Na história, os oito alunos que vieram ao Ceará estão de férias e vão viver grandes aventuras, inclusive amorosas. Rodrigo se interessa por Gisele, interpretada pela cearense Aline, e Beatriz (personagem de Débora Ghira) se envolve com o personagem de Danilo, o Eliseu, funcionário do parque aquático.

´Essa atração que meu personagem, sentirá pela cearense vai desestabilizar o namoro com Madalena´, conta Pedro. Aos 20 anos, ele não esconde a empolgação de estar conhecendo, pela primeira vez, o Brasil. ´Queria ver como era aqui. As pessoas são muito afáveis. Sabia que o Brasil era quente, mas não sabia que era assim´, conta o ator que gravava suas cenas apenas de calção de banho e na piscina.

Entre uma cena e outra, Débora Ghira, 21, conversou sobre sua personagem Beatriz. A adolescente se envolverá com o brasileiro após passar por um drama pessoal - um acidente que deixou marcas em seu pescoço. ´Ela tem um trauma e ele veio para dá um consolo e um carinho para ela. Quando ela voltar, eles vão ficar se falando via messenger e e-mail´.

O diretor também antecipa que os alunos vão encontrar um teatro abandonado e começarão a desenvolver vários projetos lá. O que não vai faltar é aventura para essa turma. E ela começou aqui!

2 comentários:

Ramona Morya disse...

Owww meu amigo...entre tantas conversas sobre o que fazer,entre as ansiedades e os medos de um futuro,você é um exemplo de alguem que não tem medo de lutar contra o medo e o melhor,é que batalha sem medo de ser feliz!
Estou bastante feliz por você...por saber que o que você lutou para conseguir esta dando certo...melhor,esta sendo maravilhoso!Que seu futuro seje brilhante,assim como você é na pessoa fisica e espiritual!
Bjaoooo!se cuida....
Ramona Morya

Joicy Muniz disse...

E cuidem-se atoress!Danilo Castro está na áreaa! hahaha.

=***