sábado, 11 de dezembro de 2010

Exploração sexual em foco - Arte & Diversão (O Estado)

Nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro Sesc Senac Iracema o espetáculo de teatro Revoar aborda o tema

Revoar, primeiro espetáculo do Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais (GPET), estréia em dezembro de 2009 no Teatro Sesc Senac Iracema – apenas nos dias 5 e 6. Revoar aborda o universo da exploração sexual de menores de forma poética. Livremente inspirada na peça “Esta propriedade está condenada”, de Tennessee Williams, o espetáculo é um conjunto de cenas que retratam essa temática e vão sendo costuradas pelo texto de Williams. Direção de Andrei Bessa, com Danilo Castro e Raissa Starepravo no elenco.

“Tornar a voar, voar novamente ou voltar ao ponto de partida” são alguns dos significados que o dicionário dá para a palavra “revoar”. O público é tratado como pássaros que estão livres para ir e vir, diferentes dos personagens centrais – pássaros enfeites para apreciação dos demais. A peça começa com a inocente conversa de uma garota, Wille, com o menino Tom. Wille mora sozinha em um casarão abandonado, perto de um trem, e para sobreviver precisa dormir com os homens da ferroviária. Já Tom, que parecia ser apenas um garoto à procura de um bom lugar para brincar com sua pipa, não é exatamente quem nós esperávamos.

O espetáculo segue a linha pós-dramática, na qual os atores possuem uma maior liberdade de montar suas cenas. A temática da exploração sexual, um dos temas propostos nas entrelinhas do texto de Tennessee Williams, é tratada na peça de forma corajosa. Afinal, nossa cidade ocupa um lugar de destaque no triste ranking da exploração sexual, mas o tema é, muitas vezes, deixado de lado das discussões.

As cenas criadas pelo grupo e as adaptadas do texto de Williams fazem do espetáculo uma grande mistura, exigindo uma maior atenção por parte da platéia. Por isso mesmo, a peça é apresentada em um palco em forma de arena, mais próximo ao público, deixando a comunicação com os espectadores mais direta e com maior tensão.

GPET, Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais, é composto por Andrei Bessa, Danilo Castro e Raissa Starepravo. Apesar de o grupo estar estreando nos palcos, os membros do GPET possuem diversas experiências na arte teatral e são formados pelo curso superior em Artes Cênicas pelo IFCE (antigo CEFET-CE).

SERVIÇO

Peça teatral Revoar. Dias 5 e 6 de dezembro de 2009, as 20h. R$ 10,00 / R$ 5,00. Teatro Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema – ao lado do Dragão

Nenhum comentário: