sábado, 12 de fevereiro de 2011

Matéria para Caderno 3 - Jornal Diário do NE

Programação para todas as idades no SESC SENAC

Sesc Senac Iracema oferece programações para crianças e adultos, em duas peças que ficam em cartaz ao longo do mês

Repórter: EDMA CRISTINA DE GÓIS - ESPECIAL PARA O CADERNO 3

Espetáculo da Cia. Sem Nome revisita clássicos infantis
No texto escrito por Danilo Castro, a criança não é infantilizada. É tratada como gente séria, que entende e pode interagir com a narrativa apresentada. Assim, a proposta da Cia. Sem Nome quer fazer crianças de todas as idades pensarem nos personagens do espetáculo "Uma rapadura, 3 atores & uma história". A peça está em cartaz todos os domingos de fevereiro, sempre às 16 horas, no Teatro Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema).

De acordo com Danilo Castro, que também assina a direção do espetáculo com os atores Clark Ribeiro e Larissa Cândido, a peça é acessível a todas as crianças que tenham tido contato com clássicos da literatura infantojuvenil. Assim, se torna fácil identificar as histórias conforme são contadas nos livros e a ruptura que o grupo pretende. "Fazemos questão de mostrar às crianças que são atores que interpretam os personagens. A gente quer elas percebam um ator por trás da personagem", explica o diretor.

A Cia. Sem Nome, em um trabalho semelhante ao que é feito na nova literatura que desconstrói figuras conhecidas como Rapunzel, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, propõe uma releitura dos clássicos, oferecendo ao público um exercício de nova interpretação dos textos.

Castro conta que a ideia para o espetáculo partiu de uma disciplina cursada, ainda na época do curso de graduação em Artes Cênicas no Instituto Federal do Ceará (IFCE), sobre interpretação. A espinha dorsal da pesquisa à época se baseou em métodos e práticas do teatrólogo Bertolt Brecht.

Quem quiser conferir a montagem também poderá participar da campanha de arrecadação de livros, coordenada pela companhia. Serão recebidos livros não-didáticos a serem doados para bibliotecas cearenses.

Também em cartaz no Sesc Senac Iracema, a peça "à2" é a opção para o público adulto hoje e nos dias 13, 19 e 20 deste mês. Da Cia. Xuxu Crocante, o texto mescla humor e drama em uma história que fala sobre os descaminhos dos relacionamentos afetivos na modernidade.

O texto convida o público para dar a sua própria interpretação ou seu desfecho narrativo. Sem fim, sem nomear os personagens, a história é posta em aberto, para que cada um possa preencher o final que lhe convém, sendo co-autor da obra.

MAIS INFORMAÇÕES

"UMA RAPADURA, 3 ATORES & UMA HISTÓRIA", dias: 13, 20 e 27, às 16h. Entrada franca

"À2", hoje, dias 13, 19 e 20, às 20h. Entrada: R$10 (inteira), R$ 5 (meia).
Teatro Sesc Senac (rua: Boris, 90- Praia de Iracema).

Conheça o Blog da Cia. Sem Nome!

Nenhum comentário: