segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fortaleza x Porto Alegre: cenas teatrais em conexão

BR Trans. Foto de Sérgio Magalhães
Porto Alegre vai se encontrar mais uma vez com o teatro de Fortaleza. Os trabalhos artísticos do Projeto Achados & Perdidos, e os espetáculos BR Trans e Metrópole se engendram à capital gaúcha no Festival Conexão Teatro Fortaleza-Porto Alegre, que acontece de 21 a 27 de março no Teatro de Arena, às 20h, e dia 28 no Museu do Trabalho, às 19h e 22h.

Tudo começou no início de 2013, quando o ator cearense Silvero Pereira foi dirigido pela gaúcha Jezebel De Carli no projeto BR Trans, contemplado pela Funarte. A obra foi construída a partir das histórias de vida de travestis do Ceará e do Rio Grande do Sul. A partir daí a conexão ficou aberta para apresentação do repertório do coletivo cearense As Travestidas, que aconteceu em outubro do ano passado, na Usina do Gasômetro.

Projeto Achados & Perdidos. Foto de Levy Mota

Dessa vez, o Coletivo As Travestidas se une aos artistas do Projeto Achados & Perdidos e da Inquieta Cia. de Teatros, que apresentam seus espetáculos evidenciando a produção cênica cearense contemporânea. Mesmo sem financiamentos, os artistas encabeçaram a realização do festival de teatro independente na outra ponta do País, quebrando fronteiras geográficas na busca de estabelecer relação com novos públicos.

Os três trabalhos trazem o tema da memória, particular e coletiva, como um dos motes de suas pesquisas. As obras se redesenham em dramaturgias que extrapolam o texto, evidenciam pluralidade cênica/estética e fogem dos moldes tradicionais das artes cênicas, questionando o paradigma do próprio teatro. Características presentes na dramaturgia metalinguística de Rafael Barbosa (Metrópole), nas confissões de Silvero (BR Trans) ou na dramaturgia processual e biográfica do Projeto Achados & Perdidos.

Espetáculo Metrópole.


Serviço

O quê: Conexão Teatro Fortaleza-Porto Alegre
Quando: Dias 21 a 28 de março
Onde: Teatro de Arena (Av Borges de Medeiros, 835 - dias 21 a 27, 20h) e Teatro do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230 - dia 28, 19h e 22h)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Informações gerais: (51) 8144 1748

Nenhum comentário: