terça-feira, 8 de abril de 2014

Cultura não é evento! #PagaSecultfor

Sempre tento me distanciar pra fazer uma análise descontaminada do meu apoio ao movimento teatral cearense. O jornalismo tem me ensinado isso, mas lidar com o silêncio de uma gestão não dá. E também sou artista - me sinto desrespeitado diante de tudo isso. Já estamos no 5º mês da realização do IX Festival de Teatro de Fortaleza e diversos grupos ainda não receberam seus cachês. E pior: não há sequer uma justificativa formal, um pedido de desculpas, nada.

Lembro que felicitei na coluna Imagem & Movimento, do O Povo, que a Prefeitura de Fortaleza investiu R$ 1 milhão no Festival, 150% a mais que no ano anterior, segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Fato: se o investimento de 1 milhão realmente existisse não estaríamos hoje reivindicando aquilo que é nosso. Daí o tempo passa e ficamos no descrédito, tendo que fazer a mobilização #PagaSecultfor.

Mais dinheiro para um festival não significa investir em uma ação rumo a uma política pública concreta de valorização do teatro independente feito no Ceará e no restante do país, dois meses antes do Festival acontecer já havia dito isso, no intuito de contribuir. Cultura não é evento, mas nem mesmo um evento estão sabendo realizar. Lembro das críticas que o Festival de 2012, organizado pelo Movimento Todo Teatro É Político, recebeu pela sua pequenez. Era pouco dinheiro, mas uma vontade imensa de sanar as carências que o teatro em Fortaleza tem. O evento foi feito e ninguém foi desrespeitado.

Um ano depois, surge mais uma dívida somada às muitas reclamações sobre a falta de organização do último festival, à precariedade no tratamento com os participantes, à carência de ações básicas de produção e divulgação - e até mesmo à falta de alimentação que deveria ser destinada aos grupos envolvidos. É um desrespeito arás do outro. Afora uma série de artistas que fizeram trabalhos para a Prefeitura noutros períodos (além do festival) e até hoje não receberam.

Abaixo, replico a carta dos grupos ao secretário de cultura de Fortaleza, Magela Lima.

#PagaSecultfor


Nenhum comentário: