quarta-feira, 1 de abril de 2015

- SOU A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.











- SOU A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
- Eu sou contra.
- Mas o país tá um caos, os adolescentes estão matando indiscriminadamente e não estão sendo punidos. 
- A Unicef mostra que só 0,013% dos crimes violentos são cometidos por menores de 18. É menos de 1%. Não há descontrole.
- Não tenho pena de bandido. Tem é que prender. É muita insegurança.
- O Brasil é o quarto país com a maior população carcerária do mundo. Temos que punir os criminosos, mas só prender não resolve problema, não reabilita ninguém.
- Mas atenua a violência nas ruas!
- Não. Pelo contrário. Inflar mais ainda as cadeias com adolescentes só potencializa o problema. 70% dos presos, quando soltos, voltam a reicindir no crime. Quando são aplicadas medidas socioeducativas, o índice cai para 20%. São dados da Secretaria de Direitos Humanos.
- Imagina se um adolescente mata alguém da sua família. Duvido você continuar com esse discurso.
- Acho que não dá pra mudar uma lei a partir de casos extremos isolados. Lembra do 0,013%? É muito pouco para mudar uma lei. A polícia no Brasil, por exemplo, mata 6 pessoas por dia de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2014 e a gente acha normal ou pouco se importa porque quem tá morrendo é quem tá na favela.
- A polícia tá matando bandido. Tá certo.
- A polícia só pode matar quando em legítima defesa, mas o código penal brasileiro diz que um policial, ao alegar resistência do suspeito, não precisa ser investigado. Aí dá margem pro abuso de poder e pro excesso de mortes, inclusive de inocentes.
- Sei...
- Eu quero os adolescentes infratores paguem pelos delitos, óbvio. Mas quero também que eles sejam reabilitados e não jogado numa prisão na lógica da vingança. Querer que adolescentes sejam presos igualmente aos criminosos acima dos 18 é fechar os olhos pra quem realmente precisa ser atendido pelo Estado.
- É fácil falar.
- É verdade, principalmente quando se teve acesso a tudo e quando quem vai ser preso não é você e sim os jovens de periferia em situação de vulnerabilidade, envolvidos com violência e tráfico pela falta de oportunidades e estrutura familiar. E se na próxima década a violência aumentar, vamos reduzir a maioridade penal para 14 anos? Depois para 12?
- Hum...
Você também é a favor da pena de morte? E contra o aborto?
- Sim.
- Deu pra perceber.

A tirinha é do grande Carlitos Pinheiro.


Danilo Castro.

Nenhum comentário: